A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, e entre essas vértebras temos uma estrutura chamada de disco intervertebral, o disco intervertebral é divido principalmente em:
- Um núcleo gelatinoso localizado centralmente (núcleo pulposo);
- Anel fibroso externo;
O núcleo interno do disco intervertebral consiste em até 85% de água e tem uma consistência viscosa e fluida.
O anel fibroso consiste em várias camadas que circundam o núcleo interno (núcleo pulposo) em círculos.
Uma das principais funções do disco intervertebral é absorver a pressão e impacto ocasionado por atividades do dia a dia.
Quando os discos sofrem essa pressão e impacto o fluido que está dentro do núcleo é pressionado para fora dele, por outro lado, quando a pressão é retirada dos discos, por exemplo, quando estamos deitados, eles se enchem novamente com novos fluidos e nutrientes. Cada vez que você muda de posição, a pressão nos discos intervertebrais é alterada. Isso significa que, quando você se move, está ativando a troca de fluidos e alimentando seus discos intervertebrais.
Com rotina, acabamos ficando muito tempo na mesma posição, fazendo com que essa pressão seja sempre na mesma região evitando assim que o disco se reidrate de forma adequada levando a uma DESIDRATAÇÃO PERMANENTE DO DISCO.
Outro fator importante responsável pela desidratação do disco é o envelhecimento. À medida que a pessoa envelhece, acontece o processo degenerativo.
Com a desidratação do disco, esse núcleo acaba perdendo sua função e elasticidade, podendo desenvolver pequenas fissuras no anel fibroso.
Esse anel fibroso, quando há fissura ou está desgastado, permite que o líquido gelatinoso que está mantido no seu centro (núcleo pulposo) realize uma expansão ou ABAULAMENTO da sua estrutura e também pode se extravasar.
Quando acontece o extravasamento desse líquido gelatinoso o disco poderá diminuir de volume, achatando-se chamado de HÉRNIA DE DISCO. O deslocamento dessa estrutura pode comprimir nervos que passam muito próximos da coluna e gerar sintomas.
A hérnia de disco pode acontecer na coluna cervical, torácica ou lombar.
A hérnia de disco cervical está localizada na parte superior da coluna, mais especificamente na região do pescoço e pode provocar sintomas como:
- Dor no pescoço que pode irradiar para cabeça, ombro ou braço;
- Alteração de sensibilidade;
- Formigamento;
- Fraqueza muscular;
- Choque.
A hérnia de disco torácica está localizada no meio da coluna, entre a coluna cervical e a coluna lombar e os seus principais sintomas são:
- Dor na parte central da coluna e que pode irradiar para as costelas;
- Dor ao respirar fundo ou movimentar o tronco;
- Formigamento na região das costelas.
Já na hérnia de disco lombar os principais sintomas são:
- Dor na parte inferior da coluna que pode irradiar para a parte anterior, lateral ou posterior da coxa;
- Alteração de sensibilidade;
- Formigamento;
- Fraqueza muscular;
- Choque.
Nos casos mais graves, a compressão poderá causar perda de força nas pernas e até mesmo incontinência urinária e fecal.
Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de uma pessoa para a outra, pois depende da sua localização exata e da intensidade com que os nervos estão comprimidos. É caracterizado por dor constante, lancinante e há uma dificuldade em encontrar uma posição mais confortável.
Além de todos esses sintomas citados acima podemos destacar a incapacidade de realizar até as coisas mais simples e corriqueiras como: as atividades domésticas, laborais, esportivas e recreativas.
Qual é o melhor tratamento?
Nenhum tipo de dor na coluna deve ser ignorado, principalmente, quando se é detectado a presença de um ou mais dos sintomas listados acima.
Mascarar a dor com o uso de medicamentos (por conta própria) ou “receitas caseiras” é colocar a saúde em risco. O uso indiscriminado e contínuo de analgésicos e anti-inflamatórios, além de não resolverem o problema, causam diversos efeitos colaterais.
O correto é investigar a causa das dores e demais sintomas com a ajuda de um especialista para que a causa do problema (e não somente os sintomas) seja tratada de forma adequada e efetiva.
O tratamento que oferecemos na StudioFisio é direcionado, individualizado e focado em tratar a origem da dor de forma rápida e duradoura.
Nossa clínica é especializada no tratamento da coluna vertebral. Nosso tratamento é direcionado, individualizado e focado em tratar a origem da dor.
Funciona da seguinte forma: o primeiro passo, e o mais importante deles é a primeira consulta. Nela o fisioterapeuta irá conhecer os detalhes do seu problema, identificar suas limitações, as características dos seus sintomas e descobrir qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Como nosso atendimento é individual e personalizado, o tratamento é exclusivo, só seu, e por isso aumentamos a chance de você melhorar o mais rápido possível.
Se você sofre com dores na coluna, sejam elas causadas ou não por hérnia de disco, clique no botão abaixo e agende uma avaliação, você pode se ver livre dos analgésicos e das dores e incômodos gerados pela dor na coluna.